CPM (custo por mil impressões) é uma métrica utilizada para calcular pagamentos aos editores no mercado de marketing digital, com foco em campanhas. Por isso, entender como ela funciona, qual a melhor aplicação para ela e, principalmente, como fazer para manter um CPM otimizado são tópicos muito importantes para qualquer profissional que trabalhe na área. Trataremos de tudo no artigo abaixo.
O que é CPM (Custo Por Mil Impressões)?
O que significa CPM? De forma simples, podemos dizer que se trata do custo com anúncios a cada 1.000 impressões. E por impressões, queremos dizer o número de vezes que um anúncio é carregado e visualizado. E o que é CPM no marketing digital? Dentre as métricas de custo utilizadas no marketing digital, o CPM, junto com o CPC e o CPA (que discutiremos depois) é a mais comum, servindo como uma referência de precificação. Os anunciantes pagam aos donos dos sites ou as redes de anúncios, que servem como intermediárias entre eles, uma tarifa baseada no CPM. O CPM, como veremos, tem um foco em campanhas.
Conteúdos ↑Como calcular o CPM (Custo por Mil Impressões)
A fórmula de cálculo utilizada para representar o que é o CPM no marketing digital pode ser descrita de modo muito simples na seguinte equação: CPM = custo/(impressões/1000). É uma fórmula muito simples, mas que estabelece muito bem uma correlação entre investimento e o retorno (no caso, as impressões).
Veja um exemplo de CPM
Vamos dar aqui um exemplo simples sobre o que significa CPM. Imagina-se que uma marca recebe $1.000 reais para montar uma campanha de anúncios. A campanha teve um total de 400.000 impressões. Aplicando a fórmula, temos um CPM de $2,50 por cada mil impressões para esta campanha.
Aprenda a utilizar o CPM
O CPM é uma métrica de custo de campanha de marketing digital. Seu principal uso é entender o valor de uma campanha para anúncios quantitativamente, desvendando a relação entre o quanto é investido e quantas visualizações isso está gerando. Por isso, ele pode ser utilizado por anunciantes para campanhas. Eles selecionam um editor para trabalhar com base onde querem que os seus anúncios sejam publicados e no público específico ao qual querem direcionar essas campanhas (de forma direta), ou usam uma rede de anúncios como intermediária. Para o editor, é um jeito de monetizar o seu site e fazer dinheiro online.
A Adsterra possui um algoritmo inteligente que ajuda a escolher lances ideais por um número ilimitado de vezes, diminuindo os riscos das campanhas e aumentando as chances de sucesso!
Conteúdos ↑Como otimizar o seu CPM
A otimização do CPM está diretamente ligada à eficiência na gestão do tráfego. Isso não só significa ter uma grande audiência (o que sem dúvidas também é muito importante), mas também saber quem é e o que quer essa audiência. Quanto mais segmentada ela for e mais claros forem os seus desejos, mais fácil será sincronizar o trabalho em relação a eles. Muitas vezes, isso implica uma estratégia “A/B”, baseada em fazer tentativas e erros até se compreender as aspirações da audiência. Igualmente importantes são o formato e o tipo do anúncio, bem como o tempo e a frequência do mesmo, já que qualquer mudança nessas áreas pode afastar ou atrair uma parte da audiência. A otimização também passa pela gestão financeira: é necessário um bom controle da verba para garantir que todo o investimento tenha um custo-benefício favorável.
Conteúdos ↑O que mais pode-se saber sobre campanhas de CPM marketing digital
Campanhas de CPM são bem úteis para amplas iniciativas de marketing, porque a sua função principal é justamente aumentar a ciência e o reconhecimento de uma marca ou de um site. As principais críticas ao CPM são o método de contagem, e a pureza do tráfego em relação a presença de bots, já que um tráfego infestado por eles, em última análise, não adiciona nada à marca em termos tanto de visualização quanto de aquisição.
O que é o CPC (Custo por Clique)?
O Custo Por Clique (CPC) é outra métrica muito popular de marketing digital. Ao contrário do CPM, que se baseia em impressões, o CPC é calculado a partir do número de cliques em anúncios, o que significa que os anunciantes estão pagando diretamente por cada clique feito. Ao contrário do CPM, que tem uma função geral e é voltado principalmente para aumentar a valorização e visualização de um produto em campanhas, o CPC, por ser baseado em custo por clique, é mais específico e é preferível para gerar conversões em uma audiência mais fechada. A fórmula do CPC é: CPC = custo/total de cliques.
Conteúdos ↑O que é o CPA (Custo por Aquisição)?
Assim como o CPC e as campanhas de CPM marketing digital, o CPA é outra modalidade de precificação que, como os outros dois, tem suas vantagens e desvantagens. O CPA é baseado no número de conversões, ou seja, de realizações finais dos objetivos dos anúncios, sejam eles a venda de algum produto ou a realização de um serviço. Trata-se de uma métrica mais ampla, e por isso é preferível que seja usada por quem tem margens de lucros estáveis ou foca em campanhas com um público já consolidado. A fórmula CPA é: CPA = valor do investimento/conversões.
Como uma rede de anúncios pode te ajudar a otimizar o CPM?
Como um dos principais objetivos do CPM é aumentar a visibilidade das campanhas de uma marca, faz todo sentido usar essa métrica em conjunto com uma rede de anúncios, ou seja, uma rede que conecta anunciantes a sites que queiram colocar anúncios. Facilita uma busca que poderia ser muito mais complicada, como também cria um espaço que garante visibilidade para campanhas. E é aí que entra o potencial para o CPM. Dentro de uma rede de anúncios, é mais fácil ter uma visibilidade maior e, por consequência, acesso a editores com público mais otimizado/qualificado. Não apenas isso, mas as redes de anúncios também contam com filtros de segmentação para mehor escolher seu público-alvo, sistemas de segurança para blindar o trabalho contra esquemas, falsários e tráfegos infestados de bots. A Adsterra é uma dessas redes de anúncios e nela, tanto anunciantes quanto editores terão acesso a um ambiente encorajador e próspero, com muitas oportunidades de melhorar o CPM e, por consequência, sua margem de lucro com suas campanhas.
A Adsterra oferece o Traffic Estimator, que ajuda a encontrar seu lance CPM perfeito e estima o número de impressões que você obterá. Não perca a chance de obter tráfego de qualidade!
Conteúdos ↑Conclusão – A importância das campanhas de CPM marketing digital
Concluímos que o CPM é uma das muitas métricas que podem ser utilizadas por anunciantes em suas campanhas e para editores ganharem dinheiro exibindo anúncios.Trata-se de uma métrica com um foco forte em campanhas de visibilidade e amigável com a audiência, justamente por trabalhar com visualizações e não cliques ou conversões. Por esses motivos, é a melhor métrica para iniciantes, permitindo a aqueles que não tem uma base grande já consolidada, ganhar dinheiro de forma estável.
Campanhas de CPM marketing — P&R
Sim, com certeza. As campanhas de CPM marketing digital são uma ferramenta universal que pode beneficiar as empresas de qualquer país e, no Brasil, onde esse é um mercado ainda em expansão, com muitas oportunidades, aqueles que souberem utilizar o CPM de forma eficiente, poderão ganhar muito dinheiro. Afinal, o Brasil dispõe de um mercado muito grande, principalmente em relação a mídia online, e cada vez mais integrado ao mundo digital. A perspectiva para campanhas de anúncios nesse cenário é uma das mais favoráveis.
O CPM, como dissemos, é uma métrica, baseada no custo por mil impressões. E cada métrica funciona melhor em um certo tipo de situação. O grande problema relacionado às campanhas de CPM marketing digital é conseguir uma métrica com bastante qualidade por meio da obtenção de um tráfego de qualidade, que permita alcançar uma ampla audiência formada por humanos e não por bots. Um anunciante que consiga realizar esse objetivo e obtiver tal tráfego não terá problemas utilizando o CPM para ganhar dinheiro.